Pope Francis has accepted the resignation of Archbishop Adelar Baruffi, 54.
The resignation took place less than three years after his appointment as archbishop of Cascavel, Brazil, to take the place of a prelate who had died of Covid.
A month after his installation in 2021, Archbishop Baruffi collapsed, and a brain tumor was diagnosed and removed.
The tumor, however, has returned, according to the Brazilian news portal G1.
O bispo de Cascavel, dom Adelar Baruffi renunciou ao cargo para um tratamento de um tumor no cérebro. O pedido foi encaminhado ao Papa Francisco no fim de 2023 e na última semana o religioso se manifestou à favor do afastamento de Baruffi.
O padre participou de uma coletiva nesta segunda-feira (12) onde informou que precisa cuidar da saúde e que por tal motivo pediu o afastamento.
"A minha saúde continua mais ou menos, agora é tempo de não mais trabalhar, vamos cuidar da gente. Se tem cosia para trabalhar, então podemos ver quem pode fazer", disse o padre.
Logo após assumir a arquidiocese em setembro de 2021, o padre descobriu um tumor no cérebro após desmaiar em uma celebração em novembro de 2021. Após o episódio, em março de 2023, ele passou por cirurgia, mas o tumor retornou, o que motivou o pedido ao Papa Francisco.
Novo bispo
Conforme Dom Aparecido Donizete de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese, o novo nome ainda não foi escolhido. A escolha também fica a cargo do papa.
"São apresentados nomes, aí tem a congregação para os bispos no vaticano, que também tem essa reponsabilidade de fazer todo o trabalho, o discernimento para perceber todas as necessidades da igreja e assim, dentre os nomes que são encaminhados, se apresenta, aí o papa Francisco 'bate o martelo', nomeia e decide", disse o bispo auxiliar.
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou reconhece todo o trabalho feito pelo pároco que assumiu a diocese de Cascavel em 2021, após o antigo ocupante do cargo, Dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da Covid-19.
"Manifestamos nossa gratidão a Deus e, ao senhor, pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação como bispo da arquidiocese de Cascavel. [...] soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. [...] Receba o nosso agradecimento por tanta entrega em favor do serviço a Deus e a seu povo", diz trecho da nota da CNBB.
Natural de Coronel Pilar (RS), o religioso ingressou no seminário aos 15 anos e foi nomeado bispo em 2014. Ele recebeu ordenação presbiteral em 1995. Antes de Cascavel, ele era bispo em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.